Sustentabilidade

1. Responsabilidade Social

Políticas

Desde que se instalou no Estado de Sergipe, em 2015, a CELSE vem trabalhando para o desenvolvimento socioeconômico da região de Barra dos Coqueiros e dos municípios de influência. Os Programas Básicos Ambientais (PBAs) já estão sendo implementados na comunidade.

Além de gerar emprego, renda e impostos que movimentam a economia local, a empresa promove diversas ações junto às comunidades, seja por meio de investimentos em projetos socioambientais ou de parcerias para capacitação de mão de obra.

Comunidades

A prosperidade das comunidades que abrigam todo o complexo da termoelétrica tem relação direta no sucesso da empresa. O relacionamento com as pessoas que vivem no entorno do empreendimento é a base para a formação de vínculos sólidos, construtivos e receptivos. Estimular o desenvolvimento da região é, portanto, uma das premissas de atuação da CELSE. Para isso, são realizadas ações estimulam a economia local e fortalecem a integração com a população das áreas de influência, sendo eles integrantes da comunidade, de órgãos públicos, pescadores e quilombolas.

Estão sendo implementados programas que priorizam, sempre que possível, a contratação de mão de obra local e a capacitação dos moradores. A CELSE trabalha para o desenvolvimento de fornecedores da região, privilegiando comprar de empreendedores locais, gerando renda para os municípios. Além disso, integrantes da empresa visitam periodicamente as comunidades, para entender as reais necessidades, avaliar os indicadores socioeconômicos e serem ainda mais assertivos nos investimentos. Adicionalmente a CELSE desenvolve um programa de conservação do patrimônio histórico, cultural e arqueológico do seu entorno.

2. Meio Ambiente

A CELSE é comprometida em gerar o mínimo de impacto para a população vizinha, exercendo o controle ambiental das obras por meio de procedimentos rigorosos e medidas de controle. Constantemente, são monitorados os ruídos e vibrações emitidos durante as obras, de forma a identificar, avaliar as possíveis alterações ambientais e mitigar possíveis impactos. A gestão dos recursos hídricos é realizada de forma responsável. O resfriamento do ciclo a vapor utiliza a água do mar, evitando assim, que seja usada água potável e de abastecimento da região. O monitoramento da qualidade do ar é executado de maneira consciente, obedecendo processos severos, por meio de sistemas de controle, inspeções periódicas e regulares, com utilização de tecnologia avançada.

3. Saúde e Segurança

A preocupação com a saúde e segurança de seus empregados norteia todas as ações da CELSE, portanto a empresa segue diretrizes rígidas e padrões internacionais para proporcionar um ambiente seguro e saudável para as pessoas que fazem parte da empresa.