Notícias

Representantes estaduais e municipais visitam obras da Termoelétrica

A comitiva visitou a obra de construção da usina e conferiu avanços da obra
 
Barra dos Coqueiros, 7 de junho de 2018 - O diretor presidente da Celse- Centrais Elétricas de Sergipe, Pedro Litsek, e o gerente de projeto da GE em Sergipe, Adriano Cezário, recepcionaram nesta quinta-feira, 7, representantes do governo do Estado e da prefeitura da Barra dos Coqueiros.
 
A comitiva visitou a obra de construção da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I e testemunhou os avanços do empreendimento. Entre os convidados estavam a secretária de Estado da Casa Civil, Conceição Vieira, representando o governador Belivaldo Chagas, e o prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins.
 
Durante a apresentação, Pedro Litsek, ressaltou que as obras estão com 50% de avanço e a empresa se prepara para receber, ainda em junho, as turbinas a gás - principais equipamentos da usina.
 
“Anunciamos neste evento a chegada das turbinas a gás, o coração da usina, previstas para chegar este mês em Sergipe. Uma vez concluído o recebimento desses equipamentos, vamos caminhar a passos largos para cumprir o nosso compromisso de conclusão da obra. Esta será uma usina de última geração, com maior eficiência disponível hoje no mundo, e que vai disponibilizar uma energia de qualidade, barata e adequada para o sistema brasileiro de distribuição de energia”, ressaltou o Litsek.
 
Adriano Cezário destacou que o diferencial da GE é entregar equipamentos de alta tecnologia. “As turbinas a gás, por exemplo, foram fabricadas nos Estado Unidos, e têm recorde de eficiência atestado pelo livro dos recordes, Guinness Book. Nossa expectativa é que, até o final do mês, iniciemos a montagem das turbinas”. A GE é responsável pela engenharia, fabricação e instalação de equipamentos.
 
Marco histórico para o estado de Sergipe
 
Representantes do Governo entendem o Complexo Termoelétrico como um projeto histórico para o estado, pelos investimentos e pela cadeia de novos negócios a serem gerados.
 
“Os benefícios dessa usina são inúmeros para Sergipe. Nossos cidadãos precisam ter orgulho de receber no estado um empreendimento desta magnitude. A Celse chegou em um momento muito importante da nossa história econômica e política. Percebemos que o está sendo implantado em Sergipe não é apenas uma obra, mas um empreendimento executado com responsabilidade social e que trará desenvolvimento econômico e emprego”, afirmou Conceição Vieira, secretária de estado da Casa Civil.
 
O assessor do governo para Projetos de Desenvolvimento, José Oliveira Júnior, pontuou a relevância da chegada da Celse no estado neste contexto histórico do país. “Neste momento de restrição aos investimentos públicos e privados no Brasil, poucos estados podem ter o orgulho de ter uma obra com um montante de R$ 5 bilhões em construção, que é o caso de Sergipe, agora com a construção da UTE Porto de Sergipe I. É um grande trunfo que o governo do Estado vem perseguindo há muitos anos”.
 
O prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins, também falou dos benefícios trazidos pela termoelétrica ao seu município. “É uma obra que gera emprego, renda, além de ter uma grande relevância social. Ou seja, tem uma importância muito grande para o município e para o estado”, conclui Martins.
 
Sobre a CELSE
 
A CELSE (Centrais Elétricas de Sergipe S.A.), empresa criada pela brasileira EBRASIL - Eletricidade do Brasil e a Golar Power (joint-venture entre a norueguesa Golar LNG e o fundo de investimentos americano Stonepeak Infrastructure Partners), foi fundada em 2015 para a geração e comercialização de energia elétrica a partir de unidades geradoras de energia termoelétrica a gás. A empresa, instalada no estado de Sergipe em uma áreade 130 hectares, no município de Barra dos Coqueiros, terá uma capacidade instalada de 1.551 MW. A CELSE foi vitoriosa no Leilão de Energia Nova A-5 em abril de 2015, firmando 26 contratos de venda de energia com data de operação comercial em janeiro de 2020.