Notícias

CELSE e GE apresentam principais tecnologias para comitiva estadual

Governador e secretários estaduais conheceram as turbinas a gás mais eficientes do mundo
 
Barra dos Coqueiros, 5 de julho de 2018 - Uma comitiva do Governo Estadual conheceu nesta quinta-feira (5), parte dos principais equipamentos que serão instalados no Complexo Termoelétrico Porto de Sergipe I, projeto da CELSE - Centrais Elétricas de Sergipe. O governador Belivaldo Chagas, secretários estaduais e o ex-governador, Jackson Barreto foram recepcionados pelo presidente da empresa, Pedro Litsek, e pelo gerente da GE em Sergipe, Adriano Cezário, no Sítio Pomonga, em Barra dos Coqueiros.
 
Na usina termoelétrica, a CELSE vai utilizar três turbinas a gás 7HA, as mais eficientes do mundo segundo o Livro dos Recordes (Guinness). Os equipamentos desembarcaram pelo Terminal Portuário Inácio Barbosa e são transportados para o canteiro de obras a partir do Pomonga. “A chegada da usina será um divisor de águas para o desenvolvimento de Sergipe, poderá impulsionar outros empreendimentos e incrementará nossa economia. Estamos agradecidos a CELSE e todos que compõem o Complexo”, reforça o governador.
 
A obra da termoelétrica se encontra na etapa de montagem eletromecânica, o que representa metade do cronograma de construção. O empreendimento é o maior investimento privado já realizado no estado, num total de R$ 6,4 bilhões. “A CELSE contribuirá consideravelmente para a segurança energética do Nordeste: são 1500 MW de energia firme injetados no sistema interligado. Dessa forma, será possível reduzir o risco de blecaute e stress nos sistemas de transmissão nesta e em outras regiões. Além de uma vantagem na questão ambiental com o GNL (gás natural liquefeito), que proporcionará queda de 90% de emissões de gás carbônico se comparado com as termoelétricas a diesel”, afirma Litsek, da CELSE.
 
Sobre a CELSE
 
A CELSE (Centrais Elétricas de Sergipe S.A.), empresa criada pela brasileira EBRASIL-Eletricidade do Brasil e a Golar Power (joint-venture entre a norueguesa Golar LNG e o fundo de investimentos americano Stonepeak Infrastructure Partners), foi fundada em 2015 para a geração e comercialização de energia elétrica a partir de unidades geradoras de energia termoelétrica a gás. A empresa, instalada no estado de Sergipe em um terreno de 120 hectares, no município de Barra dos Coqueiros, terá uma capacidade instalada de 1.551 MW. A CELSE foi vitoriosa no Leilão de Energia Nova A-5 em abril de 2015, estabelecendo 26 contratos para entrar em operação comercial em janeiro de 2020.