Notícias

Novembro Azul - Mês de Prevenção ao Câncer de Próstata

Sem título.png

O “Movember” surgiu em 2003 quando dois amigos da Austrália, Travis Garone e Luke Slattery, estavam em um bar em Melbourne e brincavam sobre trazer o bigode de volta já que ninguém mais usava.

Nessa época a mãe de um amigo estava levantando fundos para o combate ao Câncer de Mama e, inspirados por ela, os dois amigos resolveram fazer mesmo para o Câncer de Próstata.

A regra era a seguinte: deixar crescer o bigode e cobrar 10 dólares de cada amigo que tivesse coragem de deixar o bigode crescer também. Naquele ano 30 amigos toparam.

O que eles perceberam é que quando ostentavam o “bigodão”, muita gente puxava assunto sobre isso querendo saber o porquê. Estava ali uma ótima maneira de trazer para a roda de conversa o assunto da prevenção e cuidados contra o Câncer de Próstata. E também de demonstrar o apoio à causa.

No ano seguinte eles fundaram o Movember (Moustache – bigode em inglês + November – novembro em inglês). Assim, todo o dinheiro arrecadado era destinado ao Combate ao Câncer de Próstata.

Hoje, o Movember já arrecadou mais de 6 milhões de dólares para programas de Saúde Masculina, Saúde Mental, Prevenção ao Suicídio, Câncer de Próstata e de Testículo.

No Brasil, em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida foi o primeiro a abordar questões relacionadas a este assunto através da campanha “Um Toque, Um Drible”, cujo objetivo era trazer mais informação sobre a doença e incentivar a ida dos homens ao médico, pois infelizmente ainda existe muito preconceito com relação aos exames.

Em 2012, inspirados Movember, a campanha passou a se chamar mês Novembro Azul, com ações focadas na saúde do homem. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que o Câncer de Próstata no Brasil é o segundo mais comum entre os homens. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum.