Notícias

CELSE promove campanha de combate ao uso de drogas

O que é droga?
A droga pode ser descrita como qualquer substância que, quando utilizada, causa alterações na estrutura fisiológica e nas funções do organismo.

Consumo de drogas durante a Pandemia
Uma pesquisa recente feita no Brasil e divulgada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), apontou que 41% das pessoas disseram ter aumentado o consumo de drogas durante a pandemia do Covid-19.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, nas redes credenciadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o socorro por uso de alucinógenos cresceu 54% de março a junho de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado. Sob qualquer ângulo que se olhe, trata-se de um avanço espantoso.

consumo de drogas na pandemia.jpg

Segundo um relatório produzido pela Organização Mundial da Saúde, as elevadas taxas de stress associadas a acontecimentos catastróficos, como a pandemia do coronavírus, induzem invariavelmente ao uso abusivo de álcool e drogas e, nos casos mais dramáticos, ao comportamento suicida.

Tratamentos
- Desintoxicação do organismo ou clínica de tratamento para dependentes químicos;
- Terapia + medicação quase sempre é eficaz na redução e extinção do consumo de álcool;
- Enquanto o corpo não está completamente desintoxicado, pode haver prescrição de tranquilizantes para reduzir os sintomas de abstinência e, depois, um medicamento que controla a compulsão por álcool poderá ser prescrito;
- Apoio de pessoas queridas e de grupos de auto-ajuda, como o AA (Alcoólicos Anônimos), é fundamental para evitar recaídas.