Notícias

Setembro Amarelo - Mês de Prevenção ao Suicídio

Setembro Amarelo Site CELSE.jpg

Desde 2014, a campanha Setembro Amarelo é realizada durante todo o mês. O dia 10 de Setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

No Brasil, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Mas, por que "Amarelo"?

A cor da campanha foi adotada por conta da trágica história que a inspirou. Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espelhando mundo afora.

No Brasil, o CVV - Centro de Valorização da Vida oferece voluntários prontos para ouvir quem precisa. Mesmo que você não tenha certeza de que precisa de ajuda, não tenha receios em entrae em contato. O telefone 188 é gratuito para todo território nacional.