Apresentação da CELSE

A CELSE - Centrais Elétricas de Sergipe S.A. é a responsável pela implantação da maior e mais eficiente usina termoelétrica a gás natural da América Latina: a UTE Porto Sergipe I. 

A CELSE foi vitoriosa no Leilão de Energia Nova A-5 em abril de 2015, estabelecendo 26 contratos de duração de 25 anos com diversas distribuidoras de energia do país.

A empresa, criada em setembro de 2015 pela EBRASIL – Eletricidade do Brasil - e a Golar Power (Joint-Venture entre a norueguesa Golar LNG e o fundo de investimentos americano Stonepeak Infrastructure Partners), gera e comercializa energia elétrica a partir de suas 4 unidades geradoras de energia (3 turbinas a gás e 1 turbina a vapor).

A UTE Porto Sergipe I entrou em operação comercial em março de 2020. O combustível utilizado é o gás natural, trazido para Sergipe na forma de gás natural liquefeito – GNL, e regaseificado na unidade de armazenamento e regaseificação Golar Nanook, uma solução mais eficaz e menos poluente na comparação com o diesel e o carvão, já que reduz a emissão de gases em até 90%. A usina, com potência de 1551 MW, é capaz de atender 15% da demanda de energia do Nordeste.

Com investimento na ordem de R$ 6 bilhões em tecnologia de ponta, o empreendimento, situado no Complexo Termoelétrico Porto de Sergipe I, em Barra dos Coqueiros, município da Região Metropolitana de Aracaju (SE), gerou durante sua implantação até 4 mil empregos em seu pico, além de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região.