Apresentação da Celse

A Centrais Elétricas de Sergipe (CELSE) é a responsável pela implantação da maior e mais eficiente usina termoelétrica a gás natural da América Latina: a UTE Porto Sergipe I, localizada em Barra dos Coqueiros, na Região Metropolitana de Aracaju. 
 
Criada em setembro de 2015 pela EBRASIL (Eletricidade do Brasil) e pela Golar Power (joint-venture entre a norueguesa Golar LNG e o fundo de investimentos americano Stonepeak Infrastructure Partners), a empresa vai gerar e comercializar energia elétrica a partir de unidades geradoras de energia a gás e a vapor.
 
Com investimento da ordem de R$ 6 bilhões, a UTE Porto Sergipe I entrará em operação comercial em janeiro de 2020 e poderá suprir 15% da demanda de energia do Nordeste, graças a suas unidades geradoras capazes de produzir 1.551 MW.
 
A CELSE foi vitoriosa no Leilão de Energia Nova A-5 em abril de 2015, estabelecendo 26 contratos com diversas distribuidoras de energia do país. Com vigência de 25 anos, esses contratos requerem o suprimento a partir de janeiro de 2020.